Auriculo, o quê?
Atualizado: 9 de jan. de 2022
Auriculoterapia é uma terapia de microssistema oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), consiste em uma técnica de bioestimulação neural a partir do microssistema auricular em prol do diagnóstico e do tratamento de doenças de todo o corpo físico e mental.
Existem três principais escolas de auriculoterapia: chinesa, francesa e brasileira,
cada qual com as suas específicas interpretações das alterações dos pontos mapeados do pavilhão auricular e com diferentes condutas protocolares na determinação da terapia a ser instituída.
O estímulo pode ser realizado por:
Agulhas semipermanentes ou agulhas de acupuntura facial;
Pellets (microesferas de superfície lisa) de cristal, de sementes (principalmente de mostarda), de inox, de ouro e de prata;
Laser;
Eletroestimulação;
A auriculoterapia é uma Prática Integrativa Complementar às terapêuticas tradicionais e está indicada para o auxílio no tratamento de dores e desordens físicas osteomusculares, nervosas, endócrinas e psíquicas. É uma prática consolidada que consta no Quadro de Serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).
As sessões acontecem em intervalos que variam entre 3 e 10 dias, e o número de sessões deve ser determinada pelo profissional de sua confiança para o fim terapêutico estipulado. Os protocolos devem ser individualizados a cada contexto particular.
São contraindicações relativas: lesões no pavilhão auricular, gestantes, pessoas com doenças psiquiátricas não tratadas.
